3.5.15

// ARTISTA MÊS MAIO: INÊS BRANCO //

  Em Maio as flores já estão floridas, e as andorinhas regressam. Mas estas andorinhas são especiais, e nascem pelas mãos da talentosa Inês Branco.
-

Estas duas últimas semanas foram uma correria que me deixou com muito pouco tempo para dedicar a este meu/nosso espaço que é o The M Pire. Mas como os compromissos são para ser cumpridos, hoje trago-vos a nossa nova artista do mês de Maio, embora com uns dias de atraso. Mas a espera é recompensada pela qualidade destes novos mimos, que são uma delicia para a vista e para o coração. Como o tempo foi pouco e as agendas muito preenchidas, infelizmente não foi possível encontrar-me com a Inês para fazer a entrevista mas não se preocupem, que há entrevista na mesma, só foi feita de uma forma menos convencional do que as outras. 

Conheci a Inês na faculdade, ela também tirou Som e Imagem. Mas o talento dela expande-se para outras áreas artísticas e, actualmente, é um pequeno "canivete suíço" das artes: que via desde fotografia, vídeo, ilustrações e pintura. A Inês nasceu em 88 e explora padrões até à exaustão para "vestir" as suas bonecas baseadas na cultura Kokeshi e Matrioska. Estão preparados para conhecer um bocadinho mais sobre a Inês? Então vamos  isto:



Conta-nos, quem é a Inês? Assim um pequenino resumo do teu background, como chegaste até aqui?

 

Adoro  desenhar, fotografar e filmar. O fascínio pela animação e cinema surgiu quando frequentei o Cineclube do Porto aos dez anos. Desde muito pequena tive contacto com fotografia e desenho, com um tio fotógrafo e uma tia que me inscrevia em worshops de artes gráficas, estampagem e pintura sempre que podia, acho que não tive como fugir deste mundo das artes. E eu adorava participar nesses workshops.  Com o tempo nunca deixei de desenhar,  não consigo parar, é  uma necessidade é como respirar. Lembro-me de pintar as paredes do meu quarto com bonecos pela noite dentro, os meus pais acordavam no dia seguinte e havia sempre um boneco novo na parede. Depois de tirar o curso em Design de produto na Soares dos Reis do Porto, segui para cinema na Universidade Católica. Como podes ver, foi difícil, traçar um destino numa área só…cresci com as três! E não me façam escolher uma, que claramente, não consigo! ahahahaha Neste momento, trabalho nas três, faço ilustração, vídeo e fotografia, mas se me perguntares qual é aquela em que perco mais tempo? Ilustração, o desenho sempre teve presente em tudo o que fiz, tenho de desenhar todos os dias, nem que seja fazer uns esboços simples, mas tenho de desenhar.
Concluindo, gosto de criar, não consigo parar de olhar para o mundo sem imaginar, cor, composições e padrões. Só gostava de um dia puder criar a minha marca e ser feliz a viver dela.



 Como é que começa o teu dia? Tens alguma rotina?

Acordar, ouvir música, tomar o pequeno almoço em silêncio, ligar o meu computador, ir às redes sociais, rir um bocado e desenhar ou editar vídeo  o dia todo.


O que não pode faltar no teu espaço de trabalho?

O meu computador, é nele que edito video e fotografia, ouço música, e tenho contacto com o resto do mundo sem sair do escritório.
Tens algum tipo de processo criativo? 

Gosto de juntar tecidos, com  azulejos, fotografias minhas e faço uma pesquisa entre eles, se um determinado pormenor captar a minha atenção, exploro-o até à exaustão.
O que te inspira? De onde vêm as tuas inspirações? 

Quando preciso de inspiração, saio à rua  e gosto de fotografar, azulejos, padrões, flores e  pessoas com o meu telemóvel ou máquina fotográfica. Gosto de situações do dia a dia, no fundo gosto de coleccionar momentos através da fotografia e video, depois transponho esses momentos para as minhas ilustrações.


Recentemente tens tido um trabalho muito específico, entre bonecas e andorinhas, mas sempre com muito pormenor e com exploração de padrões e cores. Conta-nos tudo (o que significa, como surgiu)


A arte  japonesa, o anime sempre tiveram bastante influência nos meus trabalhos, as Kokeshi foram uma consequência dessa influência que marcou o meu trabalho desde o inicio.
Tudo começou quando a minha mãe me ofereceu uma Kimmidoll, um dia estava no meu estirador  ao computador e olhei para ela, e comecei a explorar tudo sobre elas, foi quando descobri as Kokeshi e o seu significado, foi amor à primeira vista, têm um simbolismo completamente avassalador e bonito identifiquei-me logo com elas. Desde então decidi contar histórias,  desenhando nelas padrões baseados nos azulejos e rendas portuguesas com temas que me inspiram. No fundo tento criar uma simbiose entre culturas.
Em relação às andorinhas,quando era pequena e ia passar férias ao Alentejo, adorava ouvir as andorinhas naqueles dias de calor, elas trazem o calor nas asas, daí ter desenhado uma edição limitada de andorinhas, para levar um bocadinho desse calor para a casa das pessoas durante a primavera.




O que é que os detalhes e pormenores significam para ti?

Uma vez ouvi alguém dizer, "O amor está nos detalhes" , e esta frase nunca mais me saiu da cabeça, não me lembro quem a disse, mas nunca a esqueci.
Desde muito cedo gostei de criar composições, padrões mas nunca à escala das kokeshi,  em que  às vezes demoram  7 meses a ficarem prontas. Com o detalhe eu quero representar dedicação, a paciência e harmonia, num mundo em que é tudo tão imediato, quero com os padrões fazer com que as pessoas parem durante alguns minutos,  se envolvam com as minhas Kokeshi e se deixem levar pelos pormenores, parando no tempo.
As kokeshi representam a alma da criança de cada um, que ao longo da vida vai desaparecendo e a capacidade de sonhar e de acreditar em nós,e em que tudo é possível sem restrições, desvanece durante o tempo, em algumas pessoas, essa parte está adormecida, quero com os padrões e as minhas Kokeshi, lembrá-los dessa "criança", da capacidade de sonhar e nunca desistir de nós só porque a sociedade ou alguém acha ser o mais correcto.


  

De todos os teus trabalhos, qual o que gostas mais? Qual é aquele que te faz sentir mais satisfeita com o resultado final?
 
Não me peças para escolher uma, é como perguntares aos pais de uma criança qual é que eles amam mais, cada peça é uma peça, cada quadro é uma fase da minha vida, todas peças de um puzzle, não consigo escolher uma, pelo menos para já.


O que te vês a fazer no futuro? Se tivesses que dizer, neste momento, qual era a tua "grande ambição"... qual seria?

O meu sonho é criar uma marca que faça as pessoas sonhar, e os seus corações baterem um bocadinho mais forte quando olharem para um quadro, fotografia ou video meu. Para já? Tenho de trabalhar, trabalhar, trabalhar...




 


  

#1 - andorinhas "quentes" (vermelhas)
#2 - andorinhas "frias" (azuis e verdes)


1 mimo do artista do mês - 6 
Pack artista do mês [conjunto dos 2 cadernos] - 10 
[ valor de portes de envio para Portugal incluído ]

Como sempre e em todos os modelos de mimos, podem personalizar a frase/texto sem qualquer custo adicional!


3, 2, 1:

Já podem começar a encomendar estes mimos tão especiais!
 Já sabem, é só enviar email para blog.thempire@gmail.com, com o mimo que querem e a frase para colocar na caixinha de texto.


Um especial obrigada à Inês, por teres alinhado nesta ideia! É um enorme prazer ter-te por estas bandas.
Conheçam já todo o trabalho da Inês e acompanhem este projecto bonito aqui na página do facebook  e também aqui no tumblr.

O que acharam destes voos altos?
Gostaram das ilutrações?
Contem-me tudo aqui ou no facebook.

Uma semana maravilhosa e boa queima das fitas a quem vai,
lots of love,
The M Pire





Sem comentários: