18.11.15

CARRUAGEM A TODO O VAPOR // "AS COISAS PELOS NOMES"


O último mês tem sido uma azáfama (não pela "falta de ordem", mas pela "actividade intensa").
Uma boa azáfama portanto. Com uma equipa nova (em idade individual e colectiva) mas muito dedicada e com uma vontade muito grande de fazer acontecer. Estamos quase a estrear e, claro, queremos dar um bom espectáculo a quem nos virá ver. No entanto não é esse o carvão que nos move a todo o vapor, o que nos dá a energia é, precisamente, a energia que temos de fazer coisas, a energia de ver coisas a acontecer, a energia de querer arriscar.

Em pouco mais de um mês montamos um espectáculo, arregaçamos as mangas, dividimos tarefas e entre-ajudamo-nos. Isto sim, é equipa.

A dois dias da estreia a ansiedade é inevitável, queremos falar de coisas. Das nossas coisas. Queremos contar as histórias dos nossos avós, os nossos medos, as nossas lembranças e recordações. Por isso posso-vos dizer que tudo o que faz parte deste espectáculo vem do coração. Do coração de algum de nós ou do de todos. 






"Queríamos falar sobre nem sempre termos voz. Queríamos falar sobre pessoas. Queríamos falar sobre pessoas da nossa família. Sobre coisas que nos lembramos. Sobre a nossa memória. Sobre a nossa memória de actores e a nossa memória de pessoas. Também queríamos falar sobre o que nos esquecemos. Neste espectáculo, tudo pode correr mal. Mas, afinal, somos jovens e temos uma vida pela frente. Temos vinte anos e achamos que vamos salvar o mundo. Temos uma vida pela frente, mas também temos uma vida para trás. Temos outras vidas que, apesar de não serem nossas, foram as que nos deram vida. Queríamos falar sobre elas, porque isso é falar sobre nós. Isso é falar sobre pessoas."

As Coisas Pelos Nomes é um espectáculo que tem que ser feito agora, neste momento das nossas vidas. É um espectáculo que é falado por jovens, que nasce de cabeças jovens, mas que é falado para qualquer humano de qualquer idade. 
Interessa-nos criar uma dramaturgia própria onde cada elemento contribui de forma imperativa. É um texto que dialoga com a luz, a sonoplastia, a projecção, e que é unificado pelos actores, aqui também autores. Queremos partir de um ponto de vista particular sobre o mundo e a vida, para falar sobre a condição de ser actor, ser actor jovem, ser actor jovem em Portugal. Questionar o nosso futuro. Acreditamos que o facto de partirmos de um universo tão pessoal é o que torna o espectáculo tão simples de qualquer pessoa se identificar com ele.




Por isso se quiserem um serão diferente, venham ao Teatro! Será um prazer ver-vos a todos por lá ♡

Vamos estrear na Sala de Bolso da Assédio, no Porto, já esta quinta-feira dia 19. Ficamos nesta "primeira casa" até domingo, dia 22. Depois rumamos à Póvoa, Coimbra, Lisboa, Famalicão e muitas outras paragens.

Podem reservar bilhetes a partir do site www.carruagem-tdi.com/reservas, e podem ainda ver todas as informações aqui no evento de facebook e acompanhar esta e outras viagens da Carruagem na nossa página do facebook.


Bom resto de semana,
Lots of love
The M Pire

Sem comentários: